segunda-feira, 11 de maio de 2009

Internet a nova tecnologia

Artigo para o Blogue no âmbito da Formação Cultura, Língua e Comunicação
Formadora: Dra. Carla Laranjeira

Reflectindo sobre:
O artigo “Internet, a nova Sociedade da Informação” com exploração para o Módulo de CLC_5

A Internet é sem dúvida alguma, o fenómeno da tecnologia mais útil do fim do séc. XX e séc. XXI.
Os livros têm algo de afectivo, existe um gosto no toque, no cheiro do livro novo e ao mesmo tempo no cheiro do livro envelhecido, a ilustração é arte, o prazer da sua companhia é algo de belo e ao mesmo tempo estranho, um objecto ser companhia de alguém… mas não existem dúvidas, que assim o é. Um livro é um amigo que dá prazer, dá saber, é o refúgio das pessoas que estão sós, e é um amigo que quando temos necessidade nos viramos para ele, e nunca se cansa, nem se satura da nossa solidão do nosso azedume e é fiel.
Não sei, que seria do mundo sem o livro é insubstituível. Tal como as tecnologias o são, cada qual com a sua função, as tecnologias no sentido da utilidade e o livro no dos afectos, jamais se misturam, o mundo será melhor com os dois, não sobrevive sem eles.
Não sinto como que seja ”a máquina tecnologicamente mais eficiente que o homem jamais inventou” in Herman Norton Frye (1912-1991), crítico literário. É preciso recuar no tempo para perceber que não havia esta sociedade da tecnologia tal como a temos hoje, nem esta teia de informação virtual. Mesmo em sentido figurativo porque o é, acho um exagero porque um livro é uma fonte infinita de transmissão de saberes e de comunicação, mas não tecnologicamente eficiente. Um livro está mais perto do coração que as máquinas, sejam lá quais forem, no meu ponto de vista.
Máquinas são máquinas, que seria de nós sem elas, nos dias de hoje, todo o mundo ficaria louco.
A Internet traz-nos tudo a casa, esta teia é fascinante, a forma como tudo está coordenado, a forma como chega até nós, a democratização deste meio é de uma importância infinita.
“Trata-se de um programa da missão da NASA em Marte, sendo o seu objectivo, numa primeira fase, estabelecer uma rede entre Terra e Marte. No futuro, o sistema permitirá a existência de redes no espaço, interligando robôs satélites e veículos espaciais” In artigo de CLC_5. Isto sim é a máquina tecnologicamente mais eficiente que o homem já inventou.
O crítico literário Herman Northorp Frye não chegou até aqui para ver, que não é bem assim, não sentiu a democratização da Internet, e a história é mesmo assim, constrói-se todos os dias.
Para mim o livro é a máquina mais afectiva, mais cheirosa e aquela que me percepciona no meu tacto um prazer muito especial.

10 de Maio de 2009
Formação:
Técnica de Acção Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário